sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

“Portugal não tem uma democracia …”

“Portugal não tem uma democracia...”;
eis o título da entrevista do Senhor Professor Vitorino Magalhães Godinho (V.M.G.) , hoje, ao Diário de Notícias, a propósito do seu mais recente Livro:
“Ensaios e Estudos – Uma Maneira de Pensar” (volume I).
Pela sua oportunidade e pertinência, não resisto à transcrição de alguns excertos :
(…)
DN – Então pensa que este Governo não sabe o que está a fazer ?
R – Sabe sim, infelizmente. Sabe como destruir o Sistema Nacional de Saúde e o ensino público, como entregar as universidades aos privados … Sabe pôr de parte todas as conquistas do mundo civilizado.
(…)
DN – Houve, então, um esvaziamento das ideologias ?
R – Os que dizem que as ideologias morreram têm uma ideologia;
a actividade privada, o lucro e um sistema de governação que na aparência imita a democracia, mas não o é realmente. Nós não temos uma democracia em Portugal, isso é fantasia.
DN – O que é que nós temos ?
R – Um Estado corporativo como Salazar sonhou e nunca o conseguiu. Realizamos o que desejava, que é o poder nas mãos de organizações profissionais.
DN – Quem tornou esse sonho realidade ?
R – O Governo actual e os últimos … Foi uma evolução num país que era feito à medida para conservar o mais possível a sociedade tradicional em que Salazar acreditava. Portugal ficou no séc. XIX e como não era moderno não havia preparação com o que veio depois do 25 de Abril. Voltaram-se aos defeitos antigos e acrescentaram-se os modernos.
E ainda e a propósito do primeiro-ministro eis o que pensa o Prof. V.M.G.:
« É a pessoa que mais me confrange porque ainda não o ouvi responder a uma pergunta com argumentação. Até deixei de o escutar.»
Eu, pela minha parte, e não fora o meu azar, hoje mesmo, trataria de comprar o Livro ...

1 comentário:

Anónimo disse...

Não me espanta nada, mesmo nada, que pese a provecta idade do Prof., este possa ser tão pertinente, tão lúcido e tão certeiro, ou não fora uma dos expoentes mundiais da investigação da História dos Descobrimentos.
Não sabia da edição deste novo Livro e fico assim agradecido pelo facto de me ter aguçado o apetite.
Lamento o que lhe ocorreu. As rápidas melhoras.