segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial : “Um Outro Mundo é Possível”.

De 27 de Janeiro a 1 de Fevereiro decorrerá no coração da Amazónia, em Belém do Pará, no Brasil, o IX Fórum Social Mundial (FSM); este ano, participarão no FSM mais de 100 mil pessoas e 5860 organizações de mais de 15 países de todos os continentes.
É a sociedade civil organizada em movimentos sociais, ONGs, sindicatos, povos tradicionais, etc., para celebrar a 9ª edição do FSM, o maior encontro altermundista da humanidade, onde em mais de 2.400 actividades, em plenários, conferências, palestras, eventos desportivos e culturais se discutirá a crise económica mundial, as alterações climáticas e as alternativas aos modelos de desenvolvimento.
Porque, afinal, OUTRO MUNDO É POSSIVEL !..

1 comentário:

Anónimo disse...

Por estes dias, em Belém do Pará, concentra-se a maior dose de esperança num mundo diferente, tanto pelos muitos milhares de participantes que para aí convergem, como pelo ainda maior número dos que acompanham, à distância, o que por lá se vai passar. Acreditando, todos, que um outro mundo é possível.
Que conta com a presença de, por exemplo, Lula da Silva, Hugo Chavez, Evo Morales, Rafael Correia, Fernando Lugo,... que cada vez mais se vão afirmando (uns mais que outros, é certo), como líderes políticos alternativos aos tradicionais sustentáculos do sistema.
Ao mesmo tempo, em Davos, reúne-se o 'lado oposto' no Fórum Económico Mundial, cuja principal curiosidade é, este ano, saber que ideias (e que soluções) os principais responsáveis pela crise actual irão aí abordar (fala-se até do aquecimento global).
Com mais ou menos ilusões, assim se vão também construindo as alternativas políticas, sociais e económicas a este mundo, de eleição para os de Davos, danado para as maiorias que o FSM pretendem representar. Até quando?