segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Inacreditável e a dar que pensar …

Esta fotografia não é de Beirute.
Foi tirada, nestes últimos dias, no centro de Atenas.
O que parece ser inacreditável, a mim, todavia, não (me) espanta nada. Mesmo nada ...
Dá, contudo, que pensar. Para pensar e muito ...
Toda esta crescente contestação tem origem na juventude, nomeadamente a estudantil e universitária.
Mas será que, ainda assim e por isso, por tudo isso, o governo do meu País esta(rá), mesmo, a retirar as necessárias e inevitáveis ilações ?..
Eu, pela minha parte, tenho sérias e fundadas dúvidas e quem sabe (?) se, por este "andar", um dia destes, não temos, por cá e aqui, uma insurreição semelhante.
É que, depois, não se queixem !!!

1 comentário:

Anónimo disse...

O que se passa na Grécia devia certamente servir de aviso para TODOS os governos ocidentais, alguns, é certo, mostram-se já muito preocupados (Itália, França, ...).
E o que mais espanta e deve preocupar é esta contestação aparentemente não visar um objectivo definido nem se reger por qualquer ideário ou cartilha, parece ser apenas uma manifestação espontânea (?) de descontentamento de jovens fartos de esperar, de acreditar, de idealizar futuros inexistentes – os que lhes têm andado a vender demonstram-se cada vez mais falsas miragens.
Revela o profundo mal-estar que vai nas sociedades, em especial na juventude, a maioria no desemprego ou com trabalho precário e vivendo na dependência dos pais. O sentimento de frustração e revolta em que esta (sobretudo) se encontra, está a pôr em causa toda a organização social que a tal conduziu, e questiona tanto o domínio do mercado quanto a sociedade baseada no trabalho assalariado – derivada daquele e de que já aqui falei antes.
Está a nascer, com grande dificuldade e enorme sofrimento para alguns, qualquer coisa de novo, só não sabemos ainda bem o quê.
O multifacetado Barroso, com aquela de ‘saber que ia chegar a 1º Ministro, só não sabia era quando’, revelou-se foi um grande profeta, é o que é!