terça-feira, 16 de setembro de 2008

Outra vez o ‘Chile’?

A comparação já não é original, a muitos outros ocorreu também o paralelo, mas isso é o que menos importa. Ou então importa pela coincidência, o que reforça as preocupações. Começam a perfilar-se, na Bolívia, os fantasmas de um ‘novo Chile’ ao tempo de Allende, com as oligarquias, tal como então – e tal como então, com o despudorado apoio ianque –empenhadas em não perderem privilégios, mesmo que isso implique afrontar o Estado democrático. O confronto pode mesmo vir a assumir a forma de guerra civil, para onde os ditos oligarcas não se importarão de arrastar todo um povo se vislumbrarem que passa por aí a defesa dos seus interesses particulares.

Atenho-me, por enquanto, a constatar apenas as reacções tíbias dos meios políticos e mediáticos ditos democráticos deste Ocidente inebriado (ou anestesiado) pelas delícias da sociedade de consumo (que é, como se sabe, o produto da fórmula milagrosa ‘democracia + mercado’) e limito-me a destacar um pormenor semântico: até agora em nenhum desses meios eu vi classificar os acontecimentos daquilo que eles representam na realidade – uma insurreição aberta contra o Estado democrático – e os seus promotores e cabecilhas tratados como realmente merecem – criminosos e fora da lei.

Tivesse ela origem oposta, de reivindicações que fossem por melhores condições de vida de populações carenciadas dos bens mais elementares e o coro mediático acorreria a clamar contra a desordem e as instituições democráticas em perigo, a vozearia das chancelarias e da diplomacia erguer-se-ia contra os seus impulsionadores, porventura até apodados de perigosos terroristas. E nem será necessário invocar o Bush e respectiva pandilha como únicos possíveis fautores de tais dislates...

A contrabalançar a pusilanimidade (ou cumplicidade?) dessas reacções assépticas e apesar do destempero de alguma linguagem, a posição indignada, mas firme e clara, de Hugo Chavez. Mas será ela suficiente?

2 comentários:

Carlos Borges Sousa disse...

Caríssimo,
Ora, enquanto eu e por aqui, me vou entretendo com "duelos" tenísticos, a Lebasi e o VR continuam de "férias prolongadas", sobra o meu Amigo para, aqui no Quebrar sem Partir, postar pertinentes, oportunas e sérias reflexões.
Excelente postagem.

José M. Sousa disse...

Tem toda a razão. No domingo ma RTP e ontem na SIC, dois professorzinhos sem espinha, o Marcelo e Miguel Monjardino limitavam-se a falar de governos radicais, de extrema esquerda, que apesarem de reconhecerem serem democráticos sem margem para dúvidas (senão seriam mentirosos descarados) e reconhecerem a extrema desigualdade, falavam da oposição como se fosse legítima, quando as suas tácticas não passam de puro banditismo. Quase nenhuma palavra sobre as reais condições de vida que se assemelham mais à estruturas sociais da Idade Média do que às de uma Europa "civilizada" do Séc XXI !

O Monjardino, então, acha que a intervenção dos EUA é pura imaginação, desculpa do pobre Evo Morales para desviar a atenção dos problemas internos.