segunda-feira, 4 de agosto de 2008

O pais quase imaculado

“ O pais quase imaculado ” é o título da “Crónica sem Dor”, do Publico de hoje ( link só para assinantes ), assinada por Rui Tavares, que, pela sua importância e oportunidade, e com a devida vénia ao Rui, tomo a liberdade de (re)produzir :
[… «Neste pais onde os bancos “arredondaram” os empréstimos à habitação e meteram ao bolso uma média de cinco mil euros por família, os ciganos são ladrões.
Neste pais onde a Operação Furacão encontrou fraude empresarial de grande escala mas não chegará a lado nenhum, os ciganos é que são dissimulados.
Neste pais onde Paulo Portas não explicou quem é o famoso Jacinto Leite Capelo Rego que generosamente deu dinheiro ao seu partido ( nem explicou o “caso dos sobreiros”, nem o “caso submarinos”, nem o “caso casino” ), os ciganos é que são os malandros».
[…«Ainda se vai descobrir que são os ciganos quem monta empresas manhosas onde os nossos jovens licenciados trabalham a recibos verdes.

Ainda se vai descobrir que os ciganos é que estacionam os nossos carros em cima dos passeios»]
( Rui Tavares – Publico,4 Agosto 2008 )
Enfim, uma crónica bem ao jeito das que o Rui nos vem habituando; a não perder, simplesmente …

1 comentário:

Anónimo disse...

O Rui Tavares é, do meu ponto de vista, porventura o comentador/analista político mais lúcido que hoje podemos ouvir e ler na comunicação social. O único mesmo que consegue sair das banalidades e lugares comuns em que esta se transformou (e nos quer transformar). Vale a pena sempre escutá-lo e qualquer referência sobre as suas intervenções são bem-vindas.