quinta-feira, 31 de julho de 2008

Racista, o Presidente da Junta de Benfica ?..

Domingos Alves Pires é o actual presidente da Junta de Freguesia de Benfica, eleito pelas listas do PSD.
É acusado de racista por Glória Monteiro que, de há vinte anos a esta parte, é funcionária da respectiva Junta de Freguesia.
É considerada pelos colegas como uma colaboradora dedicada, desempenhando as suas funções com zelo e profissionalismo, tendo-lhe o anterior executivo atribuido um mérito excepcional.
Porém, com Domingos Alves Pires, o actual Presidente da Junta, já foi, e por diversas vezes, insultada e humilhada, à frente de colegas e utentes do Centro Clínico, da Secretaria e do Sector da Cultura da Freguesia de Benfica.
Glória Monteiro, que é trabalhadora-estudante, requereu férias que lhe foram indeferidas pelo Presidente.

Entendeu, por isso, questionar o Presidente, tendo tido como resposta :
«… eu sou a entidade patronal e eu decido quando vai de férias, e não se atreva a faltar os cinco dias de faltas injustificadas que dá direito a processo disciplinar e despedimento com justa causa »
Glória Monteiro, cansada e não suportando tanta e tamanha humilhação, ter-lhe-á respondido :

«… pode instaurar-me um processo disciplinar, pois é o que o senhor tem tentado desde o primeiro dia que aqui chegou. O senhor persegue-me por racismo. Ainda ontem se referiu a mim como “preta”. O Senhor é um racista, e um Presidente, eleito pelo povo, para ser respeitado, tem que respeitar os funcionários independentemente da sua raça, cor ou religião »
Glória Monteiro não só foi obrigada a gozar as férias no período imposto pelo Presidente, tendo-lhe este instaurado um processo disciplinar que culminou em 30 dias de suspensão sem vencimento.
Enfim, este é o perfil de Domingos Alves Pires, um Presidente de Junta, da Junta de Freguesia de Benfica, que tem pautado a sua actuação de forma arrogante e autoritária, recorrendo ao insulto fácil e gratuito nas sessões da Assembleia de Freguesia, e à perseguição continuada de funcionários.
E, tudo isso, revelando um total desprezo pela lei e, por enquanto, com um grande sentimento de impunidade.
Já agora, e para terminar, uma denuncia que, em tempo, o SOS-Racismo formalizou e que demonstra, e bem, as tendências racistas do actual Presidente da Junta de Freguesia de Benfica :
- Domingos Alves Pires, enquanto administrador de um prédio situado na Rua República da Bolívia, recusava-se a receber a renda de uma inquilina originária de São Tomé e Príncipe. Esta situação arrasta-se desde Abril de 2006 e a vítima de descriminação foi sucessivamente ameaçada de despejo, afirmando Domingos Alves Pires que a iria “mandar para a sua terra”...

E, assim, no Séc. XXI e com Presidentes de Junta deste jaez, se vai "fazendo" Portugal ...
Até quando ?..

2 comentários:

Anónimo disse...

A avaliar pelo descrito, trata-se, na verdade, de um tiranete com pretensões eugénicas e de pureza racial ('Portugal para os portugueses', dizem), que importa denunciar, sempre. Mas o mais grave, meu caro, é que 'isto' não constitui exemplo único, nem se trata de 'raça em extinção', pois a crise actual, tenha ela a origem e a responsabilidade que tiver, tem contribuido para acentuar estes tiques, a que políticos sem escrúpulos não se importam de se associar, muito na linha 'berlusconiana', entre nós de vez em quando aflorada pelo CDS e sobretudo Paulo Portas (até agora não têm passado de tímidas tentativas, mas com a continuação da crise...).

Carlos Borges Sousa disse...

É isso mesmo : trata-se de um autêntico tiranete ... sem tirar nem por; em pleno séc. XXI, numa das mais populosas freguesias do país.