terça-feira, 10 de junho de 2008

10 de Junho : é dia quê ?..

Então, o staff do senhor Presidente da Republica não sabe (?) e não explicou a Sua Excelência que o 10 de Junho, era/foi Dia da “Raça” no tempo do fascismo; um “tempo” que Cavaco Silva, de facto, não “vivenciou” … mesmo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Aproveitei para ouvir o excerto em que o Presidente utiliza essa expressão. E o que me pareceu é que não correspondeu a nenhum engano, o homem dá-lhe mesmo grande ênfase,dá até a ideia de que se lhe dessem corda, desatava a teorizar sobre o assunto!!!
Com esta elite política, que esperar então do futuro?

Anónimo disse...

Também ouvi a expressão do Presidente e não achei que fosse engano mas, ainda assim, não me parece que três palavras " Dia da Raça" possam ter tanto significado.

O Presidente falou que ... estava ali para celebrar a raça, o dia da raça, de Portugal, de Camões e das Comunidades...

Parece-me que Camões sempre cantou a Raça nos seus sonetos e nem por isso o conotamos com a época do Estado Novo. Pela maneira como o Presidente falou não me pareceu que estivesse a referir-se à Raça do Estado Novo, mas sim à Raça Portuguesa que tem vindo a afirmar-se, positivamente, nos quatro cantos do mundo.

Viva Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas ( todos eles de Raça Portuguesa ).

Carlos Borges Sousa disse...

Prezada Lebasi,
Não se trata, tão só, de uma gaffe do presidente da republica de Portugal; e, por isso mesmo, e por não ser uma gaffe, não convém que se branqueie a questão.
Tal como refere no seu comentário o AVCarvalho,Cavaco não se enganou dado que emprestou ênfase à expressão.
Ora, o dia da raça foi criado no tempo do fascismo e entronca na ideia absurda de que há uma raça portuguesa que, agora, Cavaco quiz recuperar.
É, assim e por isso, que se exige uma explicação de Cavaco: o que é que o presidente quereria dizer ?
Sabe-se, todos sabemos, que Cavaco no tempo do fascismo, já crescido e já professor,em cuja faculdade um aluno era assassinado pela PIDE, não sabia o que isso era : a PIDE e o fascismo ...
É bom que (nos) esclareça e não nos passe - pelo menos, a mim - um atestado de menoridade mental :
- se ao referi o 10 de Junho como "dia da raça" se se tratou de um equívoco ou um lamentável erro de linguagem.
Cavaco deveria saber que actualmente a designação oficial do 10 de Junho é : Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Aguardo, assim, o esclarecimento de Cavaco, para que o pior do (nosso) passado não possa tomar conta do (nosso) Futuro.