domingo, 29 de junho de 2008

Porque fui na Marcha LGBT ?

Ontem, participei/desfilei na Marcha LGBT. Fi-lo, com gosto e convicção. Enquanto membro do SOS-Racismo e porque quero ser/estar solidário com tod@s aquel@s que são discriminados.
Entretanto, e para memória futura, eis a intervenção do Carlos Alvarenga, em representação do SOS Racismo, proferida no final da Marcha :

Porque viemos à Marcha?

Porque o SOS Racismo é uma organização que acredita que o mundo justo é aquele que promove a igualdade de oportunidades para todos e todas ao mesmo tempo que assegura todas as expressões da diversidade individual e colectiva, e isso inclui, obviamente, o direito à liberdade das orientações sexuais e afectivas.
Porque o SOS Racismo acredita que o combate à discriminação se faz no plural, e que toda a luta pela promoção da igualdade é, e deve ser, a luta de todas as organizações que participam do Movimento Social Português.
Porque o SOS Racismo acredita que a marcha é antes de tudo um compromisso com a democracia, um exercício de cidadania em respeito à dignidade humana, além de um posição inequívoca em relação às discriminações que minorizam e marginalizam grupos.
Porque o SOS Racismo entende que há muitas formas, e cada vez mais perversas, de humilhação, de criação de estereótipos, de marginalização e segregação de homens e mulheres por causa de suas origens étnicas, orientação sexual, religião e cultura. E na Europa Fortaleza de hoje, redefine-se de forma institucionalizada em Bruxelas, a criminalização da imigração. Estamos aqui por uma Europa de liberdade sexual, de liberdade de circulação para todo e todas, por uma Europa sem cidadãos de segunda categoria!
Porque nós, no SOS Racismo, somos todos e todas homens e mulheres, gays, lésbicas, transgéneros, bissexuais, heterossexuais, negros e negras, ciganos e ciganas, nativos e imigrantes, velhos e novos, e acreditamos que sim, que um outro mundo é possível quando se tem no horizonte a possibilidade da igualdade.
Carlos Alvarenga - SOS Racismo

Sem comentários: