terça-feira, 24 de junho de 2008

Para que a Mentira não tome conta da Verdade !..

Manuel Loff, historiador e professor de História Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, acaba de lançar um livro intitulado “ O Nosso Século é Fascista ! – O mundo visto por Salazar e Franco”, onde analisa as ditaduras Ibéricas.
Neste livro, Manuel Loff sustenta que “ é claro que houve fascismo em Portugal e que o salazarismo foi a adequação que as direitas portuguesas fizeram de um modelo fascista à conjuntura portuguesa”
Ora, numa altura em que uns “artistas”, e numa clara tentativa de/do branqueamento do regime fascista de Salazar, tentam lançar a confusão quanto ao modelo político, social, cultural e económico seguido por Salazar é importante, muito importante o aparecimento deste livro.
Manuel Loff, (em)presta, assim, um excelente contributo para que, afinal e no “tempo” da ditadura fascista de Salazar, a Mentira não tome conta da Verdade.
Leia, a este propósito, aqui uma entrevista de Manuel Loff ao DN.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo CBS,
Tens toda a razão. Há para aí uns tantos democratas de pacotilha que querem à viva força branquear o egime de Salazar.
Acho um autentico atentado à memória e à inteligência das pessoas, pelo menos da minha idade (tenho 55 anos)que souberam o que era o Salazarismo e agora ver e ouvir barbaridades como o Prof. Hermano Saraiva e o Nogueira Pinto entre outros.
Bom titulo do teu artigo : para que a mentira não tome conta da verdade.
Força Amigo,
AB