sábado, 10 de maio de 2008

Os números da corrupção …

''O grosso do que é desvendado pela Justiça é apenas a pequena corruptela, o sistema não chega à grande corrupção''.
( Luís de Sousa - Observatório de Ética na Vida Pública )
Criado em 2004, junto do ISCTE, o “Observatório de Ética na Vida Pública”, a única instituição dedicada ao estudo do fenómeno da corrupção em Portugal, está – por mais incrível que isso (nos) possa parecer - em fase de extinção.
Segundo o politólogo Luís de Sousa, especializado na área da corrupção e fundador do Observatório este, apesar de vários estudos já publicados e de parcerias internacionais, pode fechar (as) portas por manifesta falta de apoios, tentados junto da Assembleia da Republica - aquando da discussão do polémico pacote anti-corrupção do ex-deputado João Cravinho, do PS, e que este partido inviabilizou - e que resultaram infrutíferos.
Na apresentação de um recente relatório/estudo sobre a Corrupção Participada em Portugal, nos anos de 2002 e 2003, ficamos a saber, e segundo Luis de Sousa, que : 'O grosso do que é desvendado pela Justiça é apenas a pequena corruptela, o sistema não chega à grande corrupção'.
Ora leia mais, e com muita atenção :
Alta corrupção sem castigo:
Corrupção e Políticas de Controlo: Observatório de Ética na Vida ...

1 comentário:

José M. Sousa disse...

Há uns anos, foi divulgado um estudosobre a relação entre corrupção e desenvolvimento. Embora os resultados possam sempre suscitar alguma reserva, não deixa de ser interessante a reflexão.