quinta-feira, 8 de maio de 2008

O papel da 'Baga de Sabugueiro' na crise alimentar

Andávamos nós por aqui às voltas com as razões, as imediatas e as mais profundas, da recente crise sobre a escassez de alimentos, o mundo meio aturdido na busca de soluções, quando afinal a explicação estava mesmo ali, no bolso de um deputado do CDS (não fixei o nome, mas isso de modo algum diminui a importância científica do achado).
No âmbito do debate sobre a moção de censura ao Governo apresentada pelo PCP a propósito das alterações à Lei do Trabalho, o tal deputado de que não fixei o nome decidiu levantar - com total a propósito, refira-se - o problema da crise dos alimentos. E, de repente, lá estava a aterradora descoberta: escondida, é certo, no meio duma enumeração longa de produtos, à mistura com outras tantas percentagens, sobressaíam, sem sombra de dúvidas, as relativas (também não fixei o valor, isso é coisa de especialistas), imaginem, à baga do sabugueiro.
Incrível é como ainda ninguém se tinha lembrado disto!
Agora, porém, tenho a certeza de que inúmeros outros tratadistas, analistas, cronistas e demais especialistas se irão debruçar sobre o alcance de tamanho avanço científico, glosando o tema de mil maneiras.
Uns, tentando explicar o fundamento da ‘coisa’ – mas agora é fácil!
Outros, procurando apoucá-la e até denegri-la – invejosos!

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo,

Como poderá verificar pela pesquisa que efectuei a baga de sabugueiro é mesmo ideal, principalmente para alguns membros da Assembleia. Senão vejamos: "A baga do sabugueiro contem flavonoídes (rutina e isoquercitina), ácidos orgânicos, pigmentos antocianicos, açucares redutores, para além de pectina,taninos e vitaminas A e C assim como elementos minerais. Quando ao extracto da baga, ele tem propriedades laxativas. O sumo é um óptimo remédio contra enxaquecas e as dores nervosas."
Após leitura de toda esta informação, palavras para quê?

Anónimo disse...

Lebasi, muito agradecido por esta oportuna investigação.
Penso que depois deste precioso contributo - que de algum modo introduz no tema a objectividade que lhe faltava - já não restam dúvidas a ninguém sobre a qualidade e o alcance da intervenção do tal deputado do CDS de que não recordo o nome.
Aliás, isto vai calar a crítica mal-dizente que se preparava já para desvalorizar a "baga". Perante tais benefícios, quem ousará fazê-lo?

VRMendes disse...

Esta é a prova de que afinal não está tudo inventado.
- Até, as ideias iluminadas.

Carlos Borges Sousa disse...

Interessante a pesquisa ...
No entanto, e por uma questão de justiça, eis, então, o nome do "cientista" : Abel Baptista