sexta-feira, 16 de maio de 2008

Ainda as leituras de fim-de-semana

A mesma Notícias Magazine que me proporcionou a leitura do artigo de Fernando Nobre sobre a crise alimentar (já comentado neste blog), tem ainda outros excelentes momentos de leitura.

Desde logo uma breve mas muito interessante entrevista a José Barata Moura, o músico, o professor, o filósofo, o político,... Quase que me atreveria a classificá-la, utilizando o refrão de um conhecido jornalista televisivo, de “simplesmente a não perder”. Por onde perpassam as ideias claras e bem estruturadas de um pensamento sólido: sobre o 25 de Abril, hoje; a democracia como processo sempre inacabado; o marxismo como filosofia do real e da história (com a devida separação da utopia),...

Depois, uma reportagem, permitam-me o destaque, sobre os treinadores de três dos cinco atletas que mais esperanças acalentam para, no próximo Verão, trazerem de Pequim, medalhas olímpicas (todos potenciais ‘ouro’): Vanessa Fernandes, Telma Monteiro e Nelson Évora. Ponto em comum (meu, não da revista)? O serem, claro, todos atletas do Benfica. São-no por mero objectivo propagandístico? Talvez, até o concedo (embora não tenha essa certeza). Mas, do que não tenho dúvidas é que, nesta área, o clube apresenta resultados de um trabalho planeado, bem orientado, com objectivos definidos. Como importa que seja o trabalho em qualquer área de actividade, de resto.
Pena é que o mesmo não possa dizer-se nas ainda mais sensíveis áreas do futebol, basquetebol e até hóquei em patins (salva-se, a espaços, o futsal,...), modalidades que, para o bem e para o mal, estão mais entranhadas nos espíritos dos adeptos. Sofredores, até quando?

1 comentário:

Carlos Borges Sousa disse...

Meu Caro,
Infelizmente, e no (nosso) SLB, o ecletismo – e/ou lá o que isso, no SLB, possa ser – vive, tem vivido destes “fogaços”; não se vê, porque não temos, uma aposta na Formação que possa emprestar continuidade a estes “brilharetes”.
Acabada esta “fornada” de Atletas – paga, de resto e convenhamos, a bom preço – não sei que Futuro se nos reserva…
Enfim, é um pouco assim como os homens da/na politica : navegação (só) à vista !..