quarta-feira, 7 de maio de 2008

José Alberto Carvalho : importa-se de repetir ?..

Sempre me preocupou o facto da televisão pública (RTP1) colocar os (seus) serviços de opinião ao “serviço” da organização partidária do Estado; dois partidos (PS e PSD e/ou PSD e PS) que, rotativamente lá se vão alternando no poder.
A RTP1, nesta matéria, já nem se dá ao “trabalho” de montar um simulacro de contraditório; para “isso” já tem o “Prós & Contras” cuja falsa alternância não é, de todo, inocente.
Assim, a RTP1, mantém, em exclusivo e sem quaisquer escrúpulos, Marcelo Rebelo de Sousa (MRS), aos domingos, e António Vitorino (AV), às segundas-feiras para, em horário nobre, comentarem em modos ““escolarizantes” a situação politica nacional e não só…
José Alberto Carvalho (JAC), director de Informação da RTP1, foi à Assembleia da República tendo sido questionado pela respectiva Comissão Parlamentar das razões que ditam a que a RTP1 esteja refém deste modelo situacionista e rotativista.
Explicou, então JAC que :
“sempre que encontrarmos comentadores que sejam ao mesmo tempo excelentes comunicadores e com características semelhantes ( a MRS e AV ) não hesitaremos em propor-lhes programas do mesmo género “
Segundo, ainda, JAC esses programas de comentários :
“tornaram a RTP mais livre e mais influente, porque os portugueses sabem distinguir entre o que é opinião e o que é noticia”
Bom, face às explicações de JAC para a falta de pluralismo da/na RTP, no que a programas de opinião respeita, só me resta, mesmo, que ele possa repetir.
José Alberto Carvalho : importa-se, então, de repetir ?..
PS – é que, sinceramente, é hilariante a (sua) justificação avocada para que, na RTP1, não haja lugar a mais e melhor pluralismo politico...

4 comentários:

Anónimo disse...

Carlos,
Tens razão. É perfeitamente patético (para não escrever outra coisa) o argumentário da RTP para a não abertira da estação a outras correntes politicas. Com que então não há ninguém no CDS, no PCP e no Bloco com a mesma "fibra" do Marcelo e do Vitorino.
É perfeitamente incrivel este NÃO argumento que merece e muito bem ser denunciado.
MP

VRMendes disse...

A pluralidade da RTP só tem direito a uma opção. Os outros com assento na AR, como referido, jogam com uma bola diferente e portanto não fazem parte deste campeonato.

Anónimo disse...

Não há volta a dar a este problema. É o próprio pensamento dominante - aquilo que todas as pessoas têm como adquirido sem nunca se questionarem, também denominado 'politicamente correcto' - que condiciona as escolhas, sejam elas de que área ou natureza forem. As explicações/justificações, essas, são sempre de ordem técnica: melhores comunicadores,...
Sendo assim, porque esperar demais de um lídimo representante (é por isso que ele está onde está, já provou que não mete o pé na argola) de todo este sistema?
Devemos calar-nos? Claro que não, a denúncia é o recurso que nos resta. Por enquanto...

Anónimo disse...

Aliás, programas como o 'Prós e Contras' servem mais para formatar que para debater ou consciencializar (já nem falo dos programas da parelha Marcelo e Vitorino).
Como o prova a esmagadora maioria das escolhas dos seus convidados. O que não significa que, por vezes, não haja surpresas, pelo menos esta democracia tem essa virtualidade.