quarta-feira, 23 de abril de 2008

A Fome no Mundo, o “Tsunami Silencioso”

Em Londres, numa cimeira sobre os preços dos produtos alimentares, para lançar as bases de um plano internacional de acção, cujas conclusões, em Junho, deverão ser apresentadas no encontro dos chefes de Estado e de governo da União Europeia e, em Julho, aos membros do G8 - EUA, Japão, Alemanha, Reúno Unido, França Itália e Canadá – mais a Rússia ), foram revelados indicadores arrepiantes.
Josette Sheeran, Directora do Programa Alimentar Mundial (PAM), advertiu que :
“a subida do preço dos produtos alimentares constitui o maior desafio da história, um «tsunami silencioso» que pode ameaçar de fome dezenas de milhões de pessoas; é o novo rosto da fome : milhões de pessoas não estavam nesta situação, há seis meses e, agora, têm tinham necessidades urgentes e hoje fazem parte deste grupo “.
A Directora do PAM limitou-se, de resto, a confirmar as conclusões do Banco Mundial, que considera que : “ a duplicação dos preços alimentares nos últimos três anos pode agravar a pobreza de, pelo menos, 100 milhões de africanos “.

É, no mínimo, aterrador mas, e ainda assim, não é objecto de noticia(s); cá, pelo burgo, é muito mais importante (?), claro, as diatribes do PSD ou, então, o 2º lugar da 1ª. liga de futebol…

Sem comentários: